segunda-feira, 13 de junho de 2011

Educação ou instrução?

Hoje gostaria de propor aos poucos amigos que me visitam uma reflexão sobre estes temas: INSTRUÇÃO E EDUCAÇÃO
É que ando pensando nisso há dias.
No meu trabalho, um órgão público, as pessoas tem a necessidade de uma formação, no mínimo do ensino fundamental para estarem lá ( os funcionários, é claro). Porém, nem todas são educadas. Aliás, o mundo anda cheio de pessoas mal educadas. Não confundir com as chatas, fechadas, aquelas que preferem ficar isoladas ou aquelas mal humoradas. Falo da educação que diz respeito a bons  modos mesmo. Aquelas coisas de cortesia e polidez.
Existem as pessoas instruídas e educadas, as educadas sem instrução e as instruídas sem educação, que são as piores. Estou de saco cheio das sem educação.
Viver e conviver nesse mundo louco já é tão difícil, por que piorar ainda mais??
Se procurarmos no dicionário, os sinificados são parecidos. Sei o significado da palavra Educação, com letra maíúscula, mas estou me referindo a educação com letra minúscula. No meu entendimento, instruída é a pessoa estudada, qualificada, preparada por técnicos,  professores,  escolas, livros,  cursos, ou mesmo autodidatas. E pessoa educada é aquela que respeita o outro, o lugar em que mora, em que trabalha, que respeita o modo de viver dos outros e o trabalho também, sem a necessidade de saber ler ou escrever. Minha avó ( já citada em outro post), que tem 80 anos, não é instruída, mas é um exemplo de educação. E por outro lado, ao meu lado, tanta gente bacharel em um monte de coisa...
Éhhh, na verdade,  mais um desabafo.
Por hoje é iso, e como diz uma amiga, vamo que vamo.

2 comentários:

  1. Uma pessoa instruída e mal educada é tudo que há de insuportável. Quando a pessoa não teve acesso a lugares em que as pessoas tem uma boa educação a gente até releva, porque ela não tem parâmetros de comparação. Agora essa gente grosseirona com todas as chances de ser melhor, não dá pra aguentar.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Trabalho com várias pessoas intruídas e mal educadas. E acredito que seja como o conhecimento do pecado, quando vc nâo conhece, há a ignorância e não o pecado; já quando vc conhece e mesmo assim não age de forma a transformar seus conhecimentos em atitutes, você está pecando. Considero o mesmo sobre a intrução/educação, espera-se que a pessoa intruída, pratique a intrução e demonstre educação em seus atos né. Maaaaaaaaaasss na vida real sabemos a incoerência disso. :/

    ResponderExcluir