segunda-feira, 20 de junho de 2011

Gosto de asistir televisão. Infelizmente não tenho TV a cabo, o que não me faz uma pessoa infeliz, então assisto aquilo que as tvs abertas oferecem. Gosto demais de novelas, adoro futebol, principalmente jogos do meu time, o PALMEIRAS. Também gosto de telejornais, filmes, desenhos, alguma coisa dos programas de auditório, programas esportivos, alguns homorísticos e tantos outros.
Vejo os programas da TV Cultura, não são todos bons, é claro, tem gosto para tudo. Há algum tempo venho acompanhando, nos sábados à noite um programa chamado Manos e Minas. Não pela música, pois não gosto de hap. Tento ouvir e não criticar, mas é difícil. A maneira como os artistas falam também me incomoda. Não acho certo essa coisa de falar a lingua do povo, deve-se sempre falar corretamente, pois o artista é um formador de opinião sim.  Ma há matérias paralelas muito boas. Já vi sobre os artistas de rua de São Paulo, do samba paulistano, Samba da Vela, lugares diferentes da capital paulista, museus, bares alternativos, e várias manifestações culturais.
Só que no último programa fiquei decepcionada. Um grupo de hap, chamado RPW, que alíás é formado por uma mulher, cabelereira que tem um salão na Galeria do Rock, em São Paulo e que foi uma das primeiras "mulheres rapers" do Brasil, algo inusitado num mundo machista, cantou uma música muito desagradável. Acho até que nem combina com a história que eles contaram. Falaram sobre o preconceito do início da carreira, acreditem, estão comemorando 20 anos.
Todas as músicas falam sobre luta, trabalho, desigualdade, etc etc etc, porém esta que me refiro fala sobre preconceito. Pegaram um trecho de uma música conhecida: "Pimpolho é um cara bem legal..." e contaram uma historinha sobre um cara que é homosexual e estaria envergonhando os mano. é horrível, ridícula. Até pensei que estivesse ouvindo mal. Busquei na internet e está lá a letra, podem conferir.
A minha indignação é com a TV Cultura. Sei que não existe e nem deve existir censura, mas num momento tão delicado como o que vivemos onde os homosexuais são vítimas de todo tipo de violência, a Direção poderia ao menos ter selecionado  outra música.  Acho que cada um canta e ouve  a música que gosta, mas num pograma de tv, direcionado para jovens, que buscam a valorização das manifestações da cultura Hip Hop, típica das comunidades mais carentes e menos representadas no cenário da cltura nacional, o preconceito não deve jamais ser tema de música que incite deboche ou violência. Na minha maneira de nalisar, o hap era usado como um grito dos excluídos, uma forma das comunidades mostrarem seu cotidiano e sua maneira real de viver. A música em questão faz com que todos cantem refrões que dizem por exemplo:

" Balançando a jaca parece uma bichinha"

 " o maior mistério é sua opção sexual"

" É preciso coragem para te ver retocar a maquiagem"

"Assim você mata minha raça de vergonha"

"No skate não tem nada disso"

  E por aí a fora...
Até achei que fosse uma crítica ao cara que fingi ser o que não é, mas não. Édeboche mesmo.
Se alguém por aí gosta desta música ou tem outra tradução, me fale, eu achei um lixo. Estou até afim de mandar um e-mail para a TV Cultura, alguém pode me ajudar?? Se estou sendo careta, desculpem, não gostei mesmo.
Por hoje é isso.

Um comentário:

  1. RE

    JA O NOME DO PROGRAMA JA ME DESANIMOU,MANOS E MINAS ECA..SRSRSRRS

    OLHA NÃO GOSTO DE RAP SRSRSR DETESTO ..ADORO TODO TIPO DE MUSICA MAS ESSE RITMO ESSAS MUSICAS REINVIDICANDO DIREITOS NÃO TEM NADA HAVER SABE? É HORRIVEL OUVIR ISSO...SE JA NÃO GOSTO, COM UMA LETRA TONTA DESSAS DEUS ME LIVRE SABE RE.. ESSAS PESSOAS QUEM SÃO ELAS PARA DIZER O QUE AS PESSOAS DEVEM OU NÃO AFZER DA SUA VIDA SEJA NA PARTE SOCIAL, SEXUAL SEJA LÁ QUAL FOR..QUEM É ESSA IDIOTA QUE FAZ UMA MUSICA CRITICANDO ESSE AQUELE ESTERIOTIPO DE PESSOAS ??QUER SABER .EU DE VOCE TIRARIA O NOME DESSA BANDA DE MERDA DO SEU BLOG ..NÃO DE AUDIENCIA PARA ELES NÃO..NÃO MERECEM SEREM CITADOS NEM POR BEM NEM POR MAL ..BANDO DE TONTOS METIDOS A ARTISTAS ..O QUE ME DA MAIS RAIVA É QUE UMA CANTORA COMO NÔ STOPA FILHA DO ZÉ GERALDO ..UMA EXTRAORDINARIA ARTISTA NÃO VEJO NA MIDIA E A TV CULTURA ME DESCULPE ELES ESTÃO MAIS PARA TV SEM CULTURA COLOCANDO UMA MERDA DESSE NO AR

    DESCULPA RE MAS FICO P DA VIDA COM GENTE ASSIM

    COM ESSA BURRICE XULA E CRÔNICA ...

    BEIJOS

    OTILIA

    ResponderExcluir