segunda-feira, 6 de junho de 2011

ODEIO GAIOLAS!!!

Há tempos algo muito está me incomodando. Como as pessoas podem ser felizes criando pasarinhos em gaiolas??!! Elas esperam que eles cantem como se estivessem livres por aí? Não, não é possível. Ninguém é feliz vivendo preso. Ninguém pode fazer com gosto, com dedicação, com amor alguma coisa por obrigação. Será que as pessoas pensam que quando eles etão cantando, é de felicidade?? De alegria? Não. Cantam de tristeza.
De um jeito meio parecido está um pássaro que conheço.  É um pásssaro raro, acho que é uma fêmea. Está presa, mas nesse caso não querem é que seu canto ecoe. Muito pelo contrário, querem que sua música seja sufocada, que desaprenda os acordes. Que esqueça as rimas, os agudos, os graves, enfim querem apagar seu talento. Um pássaro raro. Encantador, nada casual, forte, e bonito. Porém esse pássaro está preso. A gaiola em que está não a impede de ir para onde quer, mas a impede de fazer aquilo que mais gosta: TRABALHAR SUA VOZ.
Estão querendo isolá-la. Deixá-la deprimida, triste. Não querem que ninguém a veja. Mesmo porque se ela aparecer...alguém some...Sua voz é bem melhor que de qualquer um deles. Prefererem abrir mão de uma cantora maravilhosa, de alguém que tem conhecimento, competencia e  interesse pela música e ficar com os  mal preparados a dar a mão a palmatória, a pedir rrego. Preferem pagar altos preços. Estão perdidos. Estão confusos. Não se entendem. A nova música não está agradando a ninguém.  Fazem questão de que todos saibam que o pássaro está lá...sem serventia. "Aquela ave está abtida, obsoleta, não canta como se deve...Lá é melhor para ela, tem água e alpiste. Morrer não morre. Deixa lá. O canto dela é muito ruim, não faz bem aos nossos ouvidos, não estamos mais precisamos daquele canto, é ultrapassado." Ignorantes que são, acham que entendem de harmonia...bobos
Sei que isso é só uma fase. Vai passar.  Vão se arrepender. O pássaro pode até não estar cantando, mas tenho certeza que está se preparando. Está aproveitando para descansar a voz, aproveitando para melhorá-la, pois quando a gaiola abrir...ah...saiam de perto ou tapem os ouvidos os que não gostem da música, ...o canto  enfim vai ecoar. Só precisamos de um maestro mais forte, mais qualificado, que entenda do assunto.
Sei também que o pássaro fica triste. Quem não ficaria? Bom, na verdade tem muito pássaro folgado. Acho que muitos preguiçosos adorariam estar naquela gaiola. Não precisariam mostrar serviço, não precisariam mostrar a música que sabe, não pecisariam ensaiar, mostrar que sabem sim o tom correto, no final a água e o alpiste sempre vem mesmo. Mas esse pássaro não. Ele nasceu para cantar e encantar.
Apesar de triste com a situção dele,  ainda tenho o privilégio de ouvir seu canto. Por vezes o encontro e ele mostra que ainda está vivo, que ainda canta muito bem e que não se esqueceu  nadinha do que sabe e aprendeu. Aliás, o pássaro é esperto. Sei que sofre, principalmente porque muitos dos que o "admiravam"  fingem que ele não existe mais, não gostam mais do seu  canto,  principalmente aqueles que precisaram de sua ajuda para melhorarem seu repertório,  mas com certeza, esses, não lhe fazem falta.
Muito em breve a gaiola não mais existirá. O canto voltará e a harmonia dos sons fará parte do nosso cotidiano
Por hoje é isso.
ODEIO GAIOLAS!!!

Um comentário:

  1. Oi Rê!

    Muito lindo seu texto, uma metáfora perfeita, rsrsrs.
    O pássaro agora canta para si mesmo, ouve-se melhor hoje do que em qualquer outro momento de sua vida. O pássaro agora relembra de inúmeras coisas de sua vida, que foram como pedras pavimentando seu caminho ao hoje, que o conduziram ao que é. Ele também entende que nem tudo é como ele quer. E agradece a Deus também por isso. Pelas oportunidades de luta que tem.
    São as lutas, afinal, que o fortalecem, que o fazem treinar seu melhor canto, seu melhor vôo, preparando para os dias que virão.

    Minha amiga.
    A vida nem sempre é fácil. Mas ela nunca foi. Quando a lagarta está para se transformar em borboleta, ela tem que romper o casulo sozinha. Muitas vezes as dificuldades são imensas e ela pensa em permanecer ali, no escuro macio do casulo. Mas então ela se dá conta de que sua vida é a eterna superação de obstáculos, rompe o casulo e se transforma numa linda borboleta. Que ganha o mundo.

    Texto lindo, Rê, adorei!

    Beijão

    Carla

    ResponderExcluir